2007 - Ferrari F40

Para comemorar 40 º aniversário do fabricante, a Ferrari lançou o "F40" em 1987. Tanto visualmente e tecnicamente o F40 foi uma evolução clara da GTO Evoluzione. O motor V8 foi aumentado de tamanho ligeiramente e desenvolveu 478 cv em forma de ação, mas um pacote de desempenho para aumentar a potência de 700 cv também estava disponível. Com o GTO que partilhava a construção espartana, resultando em uma tara impressionante de 1100 kg, 350 kg mais leve que o concorrente mais próximo, o Porsche 959. Com um poder que já impressionante relação de peso, havia pouco surpresa quando Michelotto foi novamente contratado para transformar a mais recente oferta da Ferrari para um piloto, desta vez para a pista.

Michelotto trabalho resultou na LM F40, que primeiro levou a faixa para testes no final de 1988.Curiosamente a maior parte das especulações antes do lançamento do F40 sugeriu que seria chamado de "Le Mans", que já provou ser parcialmente certo. As diferenças entre os carros de passeio e de corrida foram sutis, com o divisor de fibra de carbono, os difusores traseiros e aerofólio traseiro ajustável como o mais óbvio. Além disso, os faróis de pop-ups foram substituídas por duas grandes unidades abrangidas perspex e adicionais NACA-dutos sugeria uma maior capacidade de refrigeração. Um novo sistema de gerenciamento do motor e compressão aumentada viu a potência aumentada para pelo menos 720 cv, mas o impulso para a qualificação pode ser aumentada para produção em excesso de 900 cv. O interior era despojado ainda mais, o painel foi substituído por um estado da instalação de arte digital.

Um dos corsários mais leais da Ferrari, a Ferrari França, foi a primeira a um campo de LM F40.Um ano após os testes começaram, Jean Alesi estreou o LM na rodada de Laguna Seca do campeonato IMSA GT. Ele terminou terceiro em uma corrida altamente competitiva e foi forçado a correr com restritores de admissão do motor. Na temporada seguinte Ferrari França campanha de um ou dois dos seus mercados-piloto em um número de rodadas, somando mais quatro pódios ao seu registro, mas infelizmente a vitória não. No final da temporada, a Ferrari França abandonou a campanha F40 LM. Embora Michelotto construiu 19 exemplos da LM F40 entre 1989 e 1994, apenas três chassis eram sempre fez campanha com raiva.

Este não foi o fim da história da F40 da concorrência internacional, longe disso. Dois anos após a produção do carro de estrada havia cessado, os carros de competição, foi dada uma nova oportunidade de vida graças ao campeonato BPR para carros GT realizado pela primeira vez em 1994. Michelotto foi chamado mais uma vez para criar uma versão ainda mais potente do F40.Apelidado de F40 GTE, ele apresentava um de 3,5 litros e uma versão mais recente 3.6 litros V8 Turbo de carregado a F40 . Correndo com restritores de admissão do motor revisado produzidos cerca de 660 cv e baldes de torque. Nas épocas seguintes uma série de modificações foram realizadas, que incluíram uma caixa de câmbio seqüencial de seis velocidades e discos de freio de cerâmica de carbono para a temporada 1996.

Um dos do F40 LM foi comprada de seu proprietário coletor e se juntou ao GTEs no Campeonato BPR e em Le Mans para correr na classe GT1. O F40s mostrou altamente competitivo nas corridas mais curtas sprint do campeonato BPR, mas problemas de confiabilidade atormentado-los na lendária corrida 24 Horas. Entre 1994 e 1996, o F40 LM e GTEs teve inúmeras vitórias contra uma concorrência mais modernos como o McLaren F1 GTR. Em Le Mans em 1995, o trouxe de volta da aposentadoria F40 LM impressionante acabado. Apesar de ter sido classificado apenas em sexto na classe e décimo segundo conjunto, foi a Ferrari primeiro a completar todas as 24 Horas em muitos anos. No final de 1996, o F40, finalmente, tornou-se ultrapassado quando a competição introduzida construído propositadamente "pilotos de GT.

Fonte : ultimatecarpage.com 

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